Tapa de Jamon Serrano.


Esta é minha primeira participação em um desafio,neste caso o do Chá da Tarde,feito pelas prendadíssimas Leila e Cris que neste mês de agosto o tem como tema"Sanduiches e Canapés",umm tudo de bom.Como ando sem tempo e os únicos sanduiches que tenho comido são os do Mac Treki resolvi mostrar uma "Tapa" muito tradicional aqui na España e que agrada a gregos e troianos.Lá vai..



1 dente de alho(opcional,eu não usei);
1 pão em fatias(eu usei barra gallega ,que é quase uma chapatta!!,mas vale qualquer um);
1 tomate grande;
Azeite de Oliva de boa qualidade;
Jamon Serrano em fatias finas(presunto cru).

O primeiro passo é fatiar o pão,depois corte o tomate ao meio e rale a polpa dele,tirando fora a casca.Neste tomate ralado eu adicionei azeite de oliva,e um pouquinho de sal.
Agora e só montar.Primeiro o pão,por cima o tomate ralado e para finalizar fatias do jamón serrano.

Caso você queira usar o alho,pegue então um pão tipo italiano,e esfregue o dente de alho na fatia do pão tostado antes de colocar o tomate ralado.
Neste caso como tinha uma cava geladinha na geladeira,foi então o que acompanhei com a tapa,mas um chopp bem geladinho vai de maravilha...espero que gostem ..


Bolo de Coco com Goiabada.





Para aproveitar um tantinho de coco ralado que andava de um lado para o outro dentro do armário,e um pedaço de goiabada que eu estava lutando para não devora-la de uma vez só,resolvi fazer um bolo usando estes dois ingredientes:

Eu usei:
20 gr de coco ralado(1/4 xic mais ou menos);
1 1/2 de farinha de trigo;
1 xic de açúcar;
2 ovos ;
4 colh de sopa de óleo;
1/2 copo de leite;
1/2 colh de sopa de fermento pó.
Primeiro eu coloquei o coco ralado em um copo e joguei o leite,para hidratar o coco e deixar o leite aromatizado.Com ajuda de uma batedeira bati os ovos inteiros,até dobrar de volume.Acrescentei pouco a pouco o açúcar sem deixar de bater,depois o leite com o coco,a farinha ,o óleo e bati bem.Por último sem bater acrescentei o fermento e pronto.


Coloquei a massa sobre uma assadeira de silicone(caso não seja de silicone necessita untar e enfarinhar)e joguei dadinhos de goiabada por cima.
Na verdade a idéia da goiabada só surgio quando já estava com a massa na assadeira sendo assim ela não misturou com a massa.E como eu desenformei a goiabada ficou em baixo!!!Mas ficou uma delícia!!


A Minha Ensaladilla Russa.

Ensaladilla Rusa aqui na España é uma salada muito popular e que se costuma comer como primeiro prato ou como "tapa"servido com pão.É basicamente uma salada que leva,batata cozida,cenoura,ervilha,ovo cozido,atum em lata ,maionese e o que mais você quiser.Eu coloquei o significado que encontrei no wikipedia,mas na real já reparei que dependendo de onde você mora na españa os ingredientes mudam,e eu resolvi fazer a minha própria versão, que ficou uma delícia e espero que vocês tambem gostem.
Para esta salada eu usei:
1 kg de batata ;
1 cenoura grande;
1/2 xic de ervilha congelada;
1/2 cebola picadinha;
uvas passas;
azeitona picadinha;
1 lata de ventresca de atum;(pode ser atum em lata )
Maionese caseira*(mas que pode ser substituida por industrial).

Primeiro cortei as batatas em cubos e levei ao vapor até ficarem cozidas,em baixo na água do vapor coloquei a cenoura enteira com casca para cozinhar.Em outra panelinha coloquei água e quando estava fervendo joguei as ervilhas só para dar um golpe de calor e um minuto depois retirei deixando em água fria para conservar sua cor e sabor!
Depois de tudo cozido e frio é só misturar,a batata,a cenoura,a ervilha,a cebola,as uvas passas,as azeitonas picadas ,o atum e a maionese.Temperar com azeite,sal,vinagre e um pouquinho de mostarda.

Eu gosto desta salada,mas acho um pouco pesada para acompanhar determinados pratos,assim que por ser completa comemos ela com um pão fresquinho ou sem nada mesmo!!Espero que gostem.

Pizza!

Pizza aqui em casa nunca pode faltar,mas como encontrar uma boa pizzaria nem sempre é algo fácil,já nem me estresso,faço minha própria massa que é simples e deliciosa, e aseguro que sempre comeremos uma pizza com muito queijo e bons ingredientes,coisa difícil de encontra em todas pizzarias daqui!!Esta pizza em especial fizemos com ventresca de atum em lata,que é algo divino mesmo para mim,que não sou grande apreciadora de pescados e coisas do gênero!
Massa:
250 gr de farinha trigo branca;
1/2 colh.sopa de fermento biológico seco;
150 ml de água morna;
2 colh. de sopa de azeite de oliva;
sal.
Recheios:
1 lata de Ventresca de Atum;
queijo gouda ralado;
bacon em tiras finas;
orégano;(usei manjericão fresco)
Molho de tomate caseiro.
Para massa misturar os ingredientes secos e depois os liquidos,formar uma bola e deixar repousar por uns 20 min(até dobrar de volume).Depois abrir com ajuda de um rolo de cozinha e um pouco de farinha ,cobrir uma assadeira untada com a massa,fazer os bordes,furar com um garfo e colocar o recheio preferido!

Heinz.


Eu tenho um cunhado já alguns anos entrou na onda de "Não consumo,produtos produzidos por americanos"hehehe ...Fazê oquê,cada loco com sua locura,não é verdade?Pois eu ,sinceramente não tenho este problema ,até por que acho que tem coisas muito mais importantes que eu nao concordo que se passa neste pais do que o simples fato de beber um copo de coca-cola devez em quando.E por falar em coca-cola,o trem que vicia agente fala sério,outra coisa que adoro é uma "comida bassura"(Mc Donalds) de vez em quando,off course hehehe....Mas a marca Heinz para mim é imbatível,seja ketchup,molho de salada,maionese o que for é bom, é bom e é bom ,e ponto final.Se você ainda não provou este molho de salada eu recomendo e advirto:"Você ,assim como eu pode ficar totalmente viciada neste molho"!!!

Arroz com Frango.


Ontem a noite depois de alguns dias de férias e preguiça de cozinhar,resolvi remangar as mangas a fazer uma jantinha gostosa.O prato elegido por todos foi o arroz com frango ,e lá fui eu para cozinha...

E usei:
7 coxinhas da asa(que prefiro por cozinhar mais rápido e a filhota devora todas!!);
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
alho porró picado;
1 tomate sem pele picado;
1 copo de arroz branco normal;
1 colh de café de Paellero*;
Caldo de frango.
Primeiro temperei o frango com pimenta branca moída na hora,sal e levei ao fogo forte com um pouquinho de azeite para fritar em uma panela tampada,quando começou a formar um fundo adicionei caldo de frango e tapei denovo a panela,para soltar as coxas,virei uma a uma para fritar outro lado deixo secar novamente e volto a repetir este processo até ver que as coxas estão cozidas por dentro e douradas por fora.(Utilizando o caldo,evito de ter que colocar muito azeite ).Quando o frango já esta no seu ponto adiciono a cebola,o alho,o alho porró, fritei até ficarem bem dourados e coloquei o tomate ,deixar mais um pouquinho para apurar.Coloquei o arroz ,dourei um pouco, e adicionei o paellero* misturei bem e finalizei com 2 copos de caldo frango para cozinhar o arroz.Uns 15 minutos depois quando o arroz já estiver cozido jogar salsinha picada(que eu não tinha em casa!!) e pronto!!



Flowers!!


Uvas


Uns dias de Férias!!


E lá vamos nós ,passar uns dias no sul da ilha...Até..

Salada de Tomate,Rúcula e Queijo Fresco de Cabra.

Fiz uma cama de mini rúcula ,por cima metades de tomatinhos cerejas,queijo de cabra fresco,manjericão picado e temperei tudo com ,sal maldon e azeite de olíva.

Bolo de Banana Caramelada.


Se tem uma fruta que é a cara de Canarias é o seu plátano.Doce,barato e se encontra o ano inteiro.Pena que algumas vezes me empolgo na feira e compro banana demais, o resultado é que, para não perder,faço bala,geléia,bolo,panqueca...neste caso ataquei de bolo caramelado para adoçar a minha vida e a de quem quiser..

Ingredientes:
Massa:
3 ovos;
1 xic de açúcar;
1 1/2 xic de farinha de trigo;
1/2 xic de leite;
1/2 colh de fermento em pó.
Cobertura:
Bananas(ou plátanos de canarias);
Syrope(ou caramelo feito em casa com açúcar);
Canela em pó.
Primeiro forrei uma assadeira retangular com papel manteiga e coloquei no fundo a calda(no meu caso como tinha uma lata de syrope aproveitei para utiliza-la),depois as bananas cortadas em tiras e polvilhei um pouco de canela.A massa, eu bati as claras em ponto de neve e reservei.Num bol bati gemas com açúcar,até formar um creme claro,adicionei o leite e a farinha.Por último misturei sem bater o fermento e as claras em neve.Joguei a massa por cima das bananas e levei ao forno 180º por 30 minutos.
A massa ficou super fofa,como um pão de ló,uma delícia,super leve e com um toque caramelado com perfume de banana perfecto!!


"Luna Llena"

Croquetas.




Croquetas aqui na España é como coxinha ai no no Brasil,não tem quem não goste !Depois que minha fritadeira estragou ,e foi pro lixo,percebi que não era o tipo de eletrodoméstico que me fazia falta no dia a dia,até porque evito muito frituras.Mas uma boa croqueta feita em casa tem todo seu valor, e de vez em quando abro uma exceçao e faço uma receita,congelo e quando aperta a larica da fritura ,ou simplesmente um dia sem tempo para cozinhar,frito umas quantas e como com uma saladinha(para compensar a fritura é claro,hohoho!!)
Ingredientes:
100 gr de manteiga;
100 gr de farinha de trigo;
100 gr de jamón curado(presunto cru);
200 gr de peito de frango;
1 litro de leite;
sal;
1 cebola;
1 dente de alho;
salsinha;
ovos para empanar;
farinha de rosca.

A base de uma boa croqueta é a bechamel,o sabor já vai do gosto de cada um,neste caso usei peito de frango e jamón serrano pque tinha em casa,mas pode ser de presunto,só de frango,de bacalhau....enfim .




Primeiro eu passei pelo processador o jamon, e o peito de frango.Depois coloquei numa panela a manteiga e fritei uma cebola e um dente de alho bem picado,acrescentei o frango e o jamon,e deixei que fritasse um pouco mais.Por fim adicionei a farinha de trigo e deixei dourar,ai então fui colocando pouco a pouco o leite sem deixar de mover até dissolver bem .Deixar cozinhando uns 15 minutos esta bechamel para não ficar gosto de farinha .(ela não fica dura e sim uma crema espessa)Colocar salsinha picada ,retirar da panela e deixar esfriar tapado com filme plástico para não criar película.Quando estiver frio coloque na geladeira de preferencia de um dia para o outro.

Depois é só fazer as croquetas,que no meu caso fiz com ajuda de duas colheirinhas de café, passei por ovo batido e farinha de rosca.Fritar em azeite quente só para dourar,já que o recheio já esta cozido.

Estas croquetas depois de empanadas podem ser congeladas e quando quizer é só fritar sem necessidade de descongelar.


Laços Coloridos.


Bacon+alho+azeite de oliva+aspargos trigueros+laços coloridos=Janta nota 10 feita em uns minutos.

Pão Doce.


Outro dia visitando o blog Prato Fundo achei uma receita de pão doce que buscava a muito tempo.É extremamente fácil e deliciosa.A primeira vez que fiz este pão optei por fazer 3 grandes,que ficaram muito parecidos a uns que comprei em uma feira quando morava em Londrina.Já desta vez como íamos fazer cachorro quente em casa,fiz então pequenos para acompanhar a ocasião e alguns coloquei uma crema pasteleira que fiz a base de uma mistura pronta para natilla que eu tenho em casa a muito tempo e sem usar.Os de cachorro quente ficaram perfeitos,já os doces podiam haver ficado melhores,porque definitivamente esta mistura não tem nada haver com o que eu imagina,tanto em textura como de sabor.Mas é comível,tanto que já foram todos devorados.Mas da próxima vez largo de ser preguiçosa e faço minha própria crema caseira.


Ingredientes:
500 gr de farinha de trigo+200 gr para dar ponto(eu precisei de um pouco mais).
10 gr de fermento biológico seco.
4 colh de sopa de açúcar.
360 ml de leite morno.
120 ml de óleo vegetal;
1 colh chá de sal.
2 ovos.
1 gema para pincelar(eu não usei)

Misturei os 500 gr de farinha ,o fermento,o açúcar o sal.Depois adicionei o leite morno,o óleo,e os ovos,só então fui colocando pouco a pouco o restante da farinha,que no meu caso foi necessário um pouco mais que pedia a receita,talvéz pque meus ovos eram grandes!!Quando a massa estiver bem lisa e homogênia,deixar descansar por aproximadamente 45 min.Depois fazer os formatos que desejar e colocar numa assadeira até dobrar de volume.Levar ao forno pré aquecido 220º por 10 min,depois baixar o forno a 180º e deixar mais 15 -20 minutos.No caso para colocar a crema ,eu moldei os pães e fiz pequenos cortes em cima deles,deixei dobrar de volume e só então com ajuda de uma manga pasteleira coloquei crema nos e polvilhei açúcar.



Salada com Cous-Cous!

Ainda tinha um pouco de cous-cous no armario e então resolvi fazer uma saladinha para refrescar estes dias cálidos de verão.

Coloquei o cous-cous para hidratar em um pouco de água,e enquanto isso,piquei cenoura,támaras,pepino japonês e salsinha,tudo muito bem picadinho.Misturei tudo ao cous-cous adicionei uns tomatinhos cerejas cortados pela metade e temperei com azeite ,sal e vinagre.


Macarrão com Bife á Rolê!!


Bife a rolê de ontem ,macarrão de hoje..aqui em casa nada se perde!

Sagu de Vinho

Eu adoro sagu,mas gosto tanto que quando vou a um buffet para almoçar a primeira coisa que vou ver é se tem boa pinta "tar" Sagu!!É que não tem doce mais fácil de fazer e menos difícil de errar que este,o segredo é dar seu toque pessoal,seja o vinho ,as especies,ou mesmo o creme de baunilha que fazem um casal perfeito.Este sagu mesmo eu fiz de acordo com a embalagem do Sagu e o creminho fiz a olho,sem gemas,só com açucar,leite ,fava de baunilha e maisena.Nem preciso dizer que ficou MUIITTO bom!!
Ingredientes:
9 xícaras (chá) de água
200 g de sagu de mandioca (1 ½ xícara de chá rasa)
cravo da Índia (coloquei 2 no máximo)
canela (1/2 pau)
4 xícaras (chá) de vinho tinto
açúcar a gosto

Ferver a água numa panela grande e acrescente as bolinhas de sagu.Cozinhe em fogo médio até que as bolinhas fiquem transparentes.Adicione o vinho e o açúcar e deixar por mais 5 minutos.Deixe esfriar e sirva gelado.E para o sagu ficar mais líquido,como eu gosto, acrescente 1 xic a mais de vinho.

Bife á Rolê

Existe melhor combinação que bife á rolê com arroz branco e purê de batatas?Pois eu acho que não.Para esta receita eu usei:

500gr de lagarto

bacon cortado em fatias finas(usei um pacote inteiro);

3 cenouras;

8 vagens;

1 cebola;

3 dentes de alho;

1/2 talo de salsão;

1/2 alho porró;

1 tomate pelado.

Quando fui comprar a carne pedi para o açogueiro fatiar bem fino na máquina os bifes,sendo assim o processo é muito mais rápido e é como eu gosto de fazer.

Temperei os bifes com sal e pimenta,coloquei por cima uma fatia de bacon,um pedaço de cenoura e um pedaço de vagem,enrolei e prendi com palitos de madeira para não soltar.Depois de todos os bifes já prontos ,fritei com um pouco de azeite de oliva só para selar a carne e retirei.Aproveitando o fundo que formou na panela coloquei ,cebola,alho,cenoura,alho porró,salsão,e 1 tomate pelado,todos bem picadinhos.Deixei fritar a fogo lento até soltar todo o fundo da panela e coloquei os bifes , cobri om ägua suficiente para cobrir.Cozinhei na pressão por aproximadamente 10 min.Quando já estava tudo pronto retirei novamente os bifes e bati o molho,adicionei uma colheirinha de café de maisena diluída em água fria para dar um pouco mais de corpo no molho.Voltei os bifes a panela e pronto.Acompanhei com arroz branco ,purê de batata,e salada de tomatinhos cherry com cebola.

Com esta quantidade de carne comi eu ,meu marido e minha filha,e ainda sobrou para janta, o molho que vai sobrar vai ser usado com uma pasta outro dia ou congelado!!


Sanduba de linguiça,cebola assada e mostarda


Só de lembrar deste sanduiche me enche a boca d` água,que coisa bem boa e fácil de fazer!!Coloquei umas linguiças numa travessa com umas duas cebolas partidas em 4 com casca e tudo,joguei um tanto de azeite de oliva sal,pimenta moida na hora e forno até as linguiças estiverem assadas e as cebolas douradas.Bom depois é só alegria,peguei um pão que aqui se chama "rústico",mas que com um chapata tbem vai bem,e passei MUUIITTA mostarda de boa qualidade nele, as linguiças partidas na metade e as cebolas assadas.Precisa dizer algo?Só pena que a foto foi feita com o telefone ,mas ficou bom !!

Bolinho de chuva recheado de goiabada


Bolinho de chuva já é bom ,imagina recheado com goiabada?Dos Deuses!!Simplesmente perfeito para aqueles momentos em que aparece uma visitinha sem avisar e você quer impressionar sem se descabelar.A receita original eu vi numa revista Claudia que não lembro o mês,mas era com goiabada e queijo,eu como não tinha um queijo legal para acompanhar resolvi ir só de doce mesmo,e ficou parecendo uns mini sonhos! Eu usei:
2 ovos;
3 colh. de sopa de açúcar;
1 xic de farinha de trigo;
1/2 colh. sopa de fermento em pó;
100 gr de goibada cortada em cubinhos;
150 gr de queijo minas meia cura cortado em cubinhos;
3 xic de óleo para fritar;
Açúcar e canela para cobrir(eu usei o açúcar de confeiteiro)

Misturei os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento.Depois untei as mãos com um pouco de ´óleo e fazer as bolinhas(dica:vai fazendo e fritando porque as benditas bolinhas se pegam com muita facilidade e então já viu né,lá se vai todo seu glamour!!)fritar de quatro em quatro mais ou menos,até dourarem(é bem rápido cuidado para não queimar,melhor não usar o óleo muito quente).Depois de fritos passar pelo papel de cozinha e passar por açúcar e canela.Comer quentinhos com um cafézinho .

Não recomendo que guardem para mais tarde comer,pois quase morri engasgada ,o delicioso bolinho ainda quente se transformou em algo muito pouco recomendado de ser tragado!!hahaha

Frutas de temporada com zambaione


Um punhado de pêssegos brancos,duas maças verdes, duas bananas e duas mangas com isso e um pouco de imaginação fiz uma sobremesa rápida e deliciosa.
Para o Zambaione eu usei 3 gemas ,2 colh. sopa de açúcar mascavo bati bem com a ajuda de um fuet até ficar mais claro,depois acrescentei uma colh. de sopa de brandy e 5 colh.sopa de água,bati mais um pouco e levei ao banho e maria sem deixar de bater até ganhar volume e esquentar um pouquinho.Joguei esse zambaione por cima das frutas já cortadas em pedaços grandes e levei ao forno para gratinar.
A receita original do zambaione pede vinho branco,mas eu nao tinha em casa entao coloquei pouco brandy e completei com água para ficar suave.
Ficou divino!!

Salada de lentilhas



Cozinhei um pouco de lentilha e deixei esfriar,depois acrescentei tudo que encontrei por casa tipo:pepino japones,cenoura,cebola,tomate sem semente e sem casca e milho em conserva.Tudo bem picadinho.Misturei tudo com a lentilha e temperei com sal maldon,azeite de oliva e vinagre de jerez!Com o calor que anda fazendo uma saladinha sempre vai bem.




#

Amigos



Como é bom quando os amigos não se esquecem da gente em suas viagens!!Valeu Marcelo e Nereida!
Foto:Google
E por fim se foi a "Pança de Burro",e com ela chegam os dias de sol e calor.Não nasci em cidade com praia ,mas passei todas minhas férias ,pois minha familia tem um apartamento no litoral o que facilita.Me lembro que saíamos em plan "passar o dia na praia"logo cedo e voltavamos tipo "quando o sol já nao esta forte!!Sempre fui a mais branca da familia,mas com tantas horas na praia acabava ficando a neguinha do Paoco.Mas os tempos mudam,a camada de ozônio se vai,aquelas horas na areia fritando já são cada vez mais impossíveis,pois o planeta ta passando fatura em todos nós.É a segunda vez que vivo em uma ilha,e por incrível que pareça,só depois que fui morar perto do mar comecei a ter mais consciência do desnecessário que é ficar exposta tantas horas no sol ,com a única finalidade de bronzear!Bom isso pra quem tem saco ou uma boa pigmentação,coisa que eu nao tenho.Comigo é sempre igual,não importa a proteção solar sempre fico um pimentão de vermelha,e quando finalmente consigo o tal sonhado bronzeado,lá se vai o verão e com ele volta a brancura em pessoa.Ontem o tempo tava meio nublado ,mas gostoso ,dai me empolguei e fui toda feliz com a familia e um casal de amigos a praia.Tudo corria muito bem até que o sol resolver dar o ar da graça e com ele chegou outro casal de amigos, e o papo continuo...papo vai papo vem, e com o ele o torrão!!O marido teimoso,nao achou necessário o filtro solar e agora tá dormindo em pé,eu to meio a meio,meio queimada,meio branca,a minha filha é a única que mesmo brincando horas na água não fica vermelha,e sim neguinha!
Como eu já estava meio bronzeada resolvi chutar o paú da barraca e encarar a praia hoje denovo com o fim de igualar meu tom catchup heinz,mas nem isso consegui,voltei meio a meio denovo!Ò vida ò céus,menos mal que me adoro branca,muito mais do que ,meio a meio.Mas o que é mais gostoso ,é passar bons momentos com a família,os amigos que sempre te fazem rir,e o privilégio de viver em um lugar cheio de encantos e com uma linda praia em frente de casa!!

Crostata de Goiabada


Isto sim é uma boa larica para comer acompanhada de um bom café!!Espero que gostem..
360 gr de farinha de trigo;
1 colh de cha de fermento royal;
pisca de sal;
150 gr de manteiga tipo pomada (molinha tipo fora da geladeira);
100 gr de açucar;
raspa da casca de 1 limão(opcional);
1 ovo+2 gemas;
3 colheres de sopa de leite;
1/2 kg de doce de goiaba ou membrilho;
Gema de ovo com pouquinho de água pra untar.
Misturar secos e molhados ate formar uma bola. Deixar descansar na geladeira uns 30 min.Enquanto isso, numa panela coloque a goiabada cortadinha e umas 3 colheres de água quente para dissolver e virar um creme. Pegar 3/4 da massa e abrir com a ajuda de um rolo, deixando uns 1/2 cm de grossura e forrar uma assadeira retangular de 23x26cm( previamente untada e enfarinhada) ou uma redonda. Rechear com o doce e com o restante da massa fazer tiras de trançar a torta. Untar com a gema e assar por 180º uns 30 min aproximadamente.
Se sobrar massa,caso tua assadeira seja menor,aproveite para fazer biscoitinhos com a massa.