"Roscón de Reyes"

Já tradicional aqui na Espanha por estas datas o "Roscón de Reyes",é uma rosca doce,aromatizada com run e água de azahar decorada por cima de frutas cristalizadas e com sorpresas dentro!!É dentro da massa se coloca um dos reis magos que quem o encontra ,segundo diz a tradição terá muita sorte neste novo ano e é coroado com a coroa de papel que acompanha a rosca,e quem encontrar o feijão branco é quem paga a Rosca!!Também se pode encontrar a rosca com recheio de chantilly ,crema pasteleira e até truffa.Na verdade não é o tipo de rosca que mais me agrada,primeiro porque todas que já provei até hoje são muito secas(mesmo com recheio),e dependendo da padaria,confeitaria.. que tu compra pode vir excessivamente aromatizada,coisa que eu acho um grande falho nos doces Espanhóis.Todo doce tem chantilly,e gosto de anis...ou quando simplesmente não tem gosto de nada.Eu gosto muito de fazer doce ,mas não sou grande comedora de doce,e confesso que desde que cheguei aqui ainda não encontrei uma torta gostosa,e olha que já fui em grandes e tradicionais confeitarias mas sempre tem os mesmo gostos e texturas,só muda o preço!!!
Pois resulta que na véspera de Reys enquanto voltava caminhando pela praia com minha filha,da tradicional "Cabalgada dos Reys",não pude deixar de notar que todas,mas absolutamente todas padarias,confeitarias..deixavam de produzir seus doces para unicamente dedicar esta data na venda da rosca.Era incrível,caixas e caixas empilhadas com a tal rosca seca em todas vitrines de todos os lugares e as pessoas contentes saindo com suas caixas de rosca para casa.Este ano decidi não comprar a rosca e se tivesse muita vontade de comer uma,faria meu próprio "Roscón de Reyes"!!
Não preciso nem dizer que ontem quando acordei,numa manhã fria e com cara de chuva a primeira coisa que me veio na cabeça foi.."Vou fazer um Roscón" hehe,o problema é que hoje é um destes dias em que ninguem trabalha e eu tinha em casa só ingredientes básicos para fazer a rosca,não tinha nenhum fruto secos,nem run ,nem bonequinho pra colocar dentro hehe,assim que fiz uma rosca de coco!!
Primeira dificuldade era encontrar uma receita ,porque pelo visto ninguém tem costume de fazer em casa a rosca(talvez por isso que se venda tanto),então resolvi pegar um pouco de informação de cada receita que achei e criar a minha própria.Modestias a parte ,e mesmo sem muitos ingredientes consegui fazer e comer a melhor rosca desde que cheguei na Espanha.
Assim que o chamarei "Roscón da Júlia" hoho,espero que gostem..

Massa:
260 gr de farinha de trigo;
60 gr de açucar;
1 ovo;
25 ml de água morna;
25 ml de leite Morno;
pitada de sal;
casca ralada de 1 limão e de uma laranja(eu só tinha laranja);
1 colh de café de run negro(coloquei brandy);
1 colh de café de água de azahar(não coloquei);
10 gr de fermento biológico seco(como fazia muito frio coloquei 15 gr);
60 gr de manteiga tipo pomada.
Em um bol pequeno coloque 50 gr de farinha,o fermento e a água morna,misture bem(a textura é meio seca)e reserve.Já em outro bol maior coloque 200 gr de farinha,o açúcar,sal,casca de laranja ralada,ovo,leite,run,e água de azahar;Misture e acrescente a outra mistura de fermento e por último a manteiga e se necessário acrescente os 10 gr restantes de farinha de trigo que pede a receita(eu usei). Sovar um pouco a massa e deixar fermentar até dobrar de volume(aproximadamente 1 hora).Depois abrir a massa formando uma rosca de uns 25 cm de diametro e deixar que fermente novamente sobre uma assadeira untada ou com papel manteiga.Pincele com ovo batido e cubra com o que mais gostar,no meu caso coloquei uma mistura de coco ralado,açúcar cristal e água.Mas com nozes picadas,amendoas,ou até se gostar (que não é meu caso) frutas cristalizadas também fica bem bom.Levar ao forno pré aquecido 180º por uns 15 a 20 minutos.

Muffins de Maça e canela.

Era uma vez,uma maça verde marcando bobeira na geladeira ...e que se transformou em deliciosos muffins de maça com perfume a canela!!!


Clafoutis

Já faz muito tempo que venho namorando as "Clafoutis" da Fer do Chucrute com Salsicha e parece incrível que eu tenha demorado tanto tempo em fazer uma receita tão fácil.No meu caso como me emocionei e comprei uvas demais para o final de ano,já não aguentava mais comer uvas,assim que pensei em usa-las em uma torta,e que melhor opção que fazer uma Cafoutis de uvas verdes!
Usei a receita que a Fer usou do blog FoodBeam,que também adoro!!Mas eu como queria testar antes a receita fiz só a metade então modifiquei alguma coisa.Agora me arrependo,mas não de haver modificado e sim de ter feito só metade da receita,porque ficaram deliciosas!!!
200 gr de farinha de trigo;
120 gr de açúcar;
pitada de sal;
3 ovos;
80 gr de manteiga derretida;
250 ml de leite;
uvas verdes sem sementes( a receita original levava cerejas e pedia 500 gr.)
Pré aquecer o forno a 200 º.
Para esta receita vai bem uma assadeira de 30 cm de diametro bem untada com manteiga,eu como fiz meia receita para testar optei por 6 assadeiras de 10 cm.
Misturar a farinha,o açúcar e o sal.Com a batedeira em velocidade média ir adicionando os ovos de 1 em 1,e quando a massa estiver macia acrescentar a manteiga derretida,sem deixar de bater.Baixe a velocidade da batedeira e vá acrescentando o leite pouco a pouco.até ficar uma massa lisa.Jogar a massa sobre a forma já untada e colocar a fruta por cima.Levar ao forno por uns 30 minutos ou até dourar.
Como havia dito antes eu fiz meia receita então na hora de colocar os ovos ,coloquei 1 ovo e uma colher de sopa de yogurt natural.
Como minhas formas eram menores levaram menos tempo de forno,e ficaram fininhas,dá próxima vez vou fazer uma grandona!!





Rosquinhas de forno!!



Massa:
175 ml de leite;
100 g de margarina;
100 gr de açúcar;
1 pitada de sal;
20 gr de fermento fresco;
essência de baunilha
1 ovo;
500 gr de farinha de trigo.
Misturar todos os ingredientes e deixar a massa descansar até dobrar de volume em um lugar protegido de corrente de ar.Depois abrir a massa com ajuda de um rolo de cozinha e cortar os circulos para formar as rosquinhas.Levar a uma assadeira já untada e deixar crescer denovo a massa.Untar com um ovo batido e colocar por emcima açúcar umedecido com água ou sementes que queira para decorar.Pré aquecer o forno 200º e assar por uns 30 minutos.Se preferir depois de sair do forno e já frias as rosquinhas pode decora-las com chocolate derretido e nozes,uvas passas....
Eu fiz rosquinhas pequenas e um pouco finas ,assim que levaram menos tempo de forno,e também aproveitei a metade da massa e fiz um pão doce com esta massa colocando ela numa assadeira de bolo ingles e decorando .Ficou uma delícia tanto um como o outro e é uma boa idéia para não fazer as tradicionais roscas fritas.
Eu desfrutei desta delícia numa tarde fria destas acompanhada de uma xícara de chá "Suave atardecer"que é uma mistura que leva,canela,cravo,maça,amendoas e baunilha.

Ano Novo!!


Feliz Ano Novo a todos...
Este ano optei por uma ceia bem mais a minha praia,quer dizer sem peixe,sem porco,sem mariscos...vamos o mais natureba possível hehe.A idéia era jantar em casa com minha filha e depois baixar até a praia para comer as 12 uvas e ver os fogos na compania de amigos.Mas no final jantei e acabei ficando em casa,porque minha filha dormiu e eu sinceramente estes últimos dias tenho trabalhado tanto que com o friozinho que anda fazendo,achei até gostoso ficar em casa e esperar o maridão que estava no restaurante trabalhando para estourar uma cava juntos!!
Fiz de entrada umas esfihas de cenoura,queijo defumado e passas;outras com tomates secos,rúcula e queijo branco;e umas quiches de jamon serrano,allho porró,queijo e dátiles.
De prato estrela,a tradicional lentilha(que estamos em crises e dinheirinho sempre vem bem pra começar o ano!!),arroz branco, e no forno assei um bom pedaço de abóbora,batata doce,cebola,alho e cenoura regado com um bom azeite de oliva,sal e pimenta branca.
Que delícia,uma ceia leve,saudável e sem muita função..
De sobremesa comi frutas e pra comemorar uma Cava Codorniu de Pinot Noir Brut,que pena que estou grávida e não me posso permitir mais que um brinde,porque esta cava é simplesmente deliciosa!!!Tchin Tchin e um Ótemo Ano para todos.




Cumple do Rafa!!


Dia 11/12 foi o aniversário do maridão,e pra não passar em branco fizemos uma pequena festa entre amigos.
Servi uns kibes,uns sanduiches,umas esfihas,queijo,salame...enfim picoteo regado a um bom vinho para aquecer estes dias frios de dezembro...
De doce fiz os docinhos em copinhos(chocolate,maracujá,amendoim),e um bolo delicioso da Nigella.

Bolo da Nigella.
Massa:
1 1/2 xic de farinha de trigo;
1 xic de açúcar;
1 colh.chá de fermento em pó;
1/2 colh. de chá de bicarbonato;
1/3 xic de cacau em pó;
170 gr de manteiga a temperatura ambiente;
2 ovos;
2 colh de chá de extrato de baunilha;
3/8 xic de creme azedo temperatura ambiente.
Cobertura:
170 gr de chocolate meio amargo de boa qualidade;
85 gr de manteiga sem sal;
1 colh sopa de melado/glucose de milho(eu usei uma glucose que tenho para fazer massa americana,e é transparente);
1/2 xic de creme azedo;
1 colh chá de extrato de baunilha;
2 e 1/2 xic de açucar de confeiteiro ,peneirado.
Pré aqueci o forno a 180º, e a receita pedia para untar 2 assadeiras de 20 cm diametro ,mas eu como não tenho assadeira desta tamanho untei uma só de 26cm.Untar as laterais e o fundo com manteiga e colocar no fundo papel manteiga tbem.Misturar bem todos os ingredientes secos,e depois com ajuda da batedeira ir agregando pouco a pouco os ovos,manteiga,baunilha e o creme azedo.Quando estiver uma massa lisa e densa,coloca-la sobre a assadeira e levar ao forno por aproximadamente 25 a 30 min(o meu por ser um pouco mais grande demorou um pouquinho mais),mas não deixe passar muito para não secar a massa.Depois deixe esfriar sobre uma grelha por uns 10 minutos e desenforme,reserve.
Para a cobertura,derreta o chocolate e a manteiga,deixe esfriar um pouco coloque a glucose e a baunilha e por último o açúcar de confeiteiro até formar um creme denso que se possa espalhar sobre a torta.Caso fique muito grosso,adicione uma ou duas colheres de água morna,e se ficou muito líquido um pouco mais de açúcar.
Montagem:Na receita original ela usou uma base de bolo,recheou com 1/3 do creme e cobriu com a outra base de bolo.Já eu,como fiz uma só base,tive que corta-la ao meio e segui o mesmo esquema,1/3 de creme no centro da torta,1/3 em cima e o restante nas laterais.
É um bolo bem simples e gostoso de fazer,mesmo eu não sendo muito fã destes cremes que levam muito açúcar,o creme azedo deu seu toque especial.
Copinhos:
Chocolate:
1 lata de leite condensado;
1 colh de sopa de cacau puro de boa qualidade;
1 colh rasa de manteiga.
Amendoim:
1 lata de leite condensado;
1 xic de amendoim torrado sem pele e moído;
1 colh rasa de manteiga.
Maracujá:
1 lata de leite condensado;
400 ml de creme de leite da caixinha(mas tbem faço com nata fresca);
200 ml de polpa de maracujá congelada.
Para os docinhos de chocolate e amendoim o processo é o mesmo,levar ao fogo suave mexendo sempre até começar a engrossar,mas lembre-se que estes docinhos como não vamos enrolar não pode cozinhar muito senão ficam duros nos copinhos.Dai a solução seria agregar um pouco de creme de leite para suavisar a textura.
O docinho de maracujá,é fácil igual,levei ao liquidificador,o leite condensado,o creme de leite e 150 ml da polpa já descongelada,e bati bem.Caso use nata fresca ,eu aconselho primeiro monta-la a ponto de chantilly e depois agregar aos outros ingredientes já bem misturados.Para a cobertura,coloquei numa panela os 50 ml de polpa que sobrou,um pouquinho de açúcar,uma pontinha de maisena e água, levei ao fogo até engrossar,deixei esfriar e cobri os potinhos.
Foi um êxito total,tanto as crianças como os marmanjos de plantão aprovaram os potinhos e eu mais ainda porque economizei um tempão e realmente ficaram gostosos!!


Natal!!







Peru magricelo,farofa de banana e bacon,arroz a grega e a minha tradicional maionese caseira!!Simples mas tava tudo uma delícia ...Ah a sobremesa faltou a foto,mas rolou uma torta mousse de maracujá,uma torta de champagne, e pra finalizar e aquecer o fim da noite chá com bolo de laranja..umm


Ah!E eu ia me esquecendo,a cara da Mª Olívia recebendo seus presentes do Papai Noel,isso sim é um presente de Natal!!