O primeiro passo é fatiar o pão,depois corte o tomate ao meio e rale a polpa dele,tirando fora a casca.Neste tomate ralado eu adicionei azeite de oliva,e um pouquinho de sal.
Larica´s foi criado para registrar todas minhas aventuras e desventuras gastronômicas adquiridas com o passar dos anos e com muita influência de lugares onde vivi e pessoas que conheci. Assim que seja mais um lariquento e seja feliz!!!
Tapa de Jamon Serrano.
O primeiro passo é fatiar o pão,depois corte o tomate ao meio e rale a polpa dele,tirando fora a casca.Neste tomate ralado eu adicionei azeite de oliva,e um pouquinho de sal.
Bolo de Coco com Goiabada.
A Minha Ensaladilla Russa.
Eu gosto desta salada,mas acho um pouco pesada para acompanhar determinados pratos,assim que por ser completa comemos ela com um pão fresquinho ou sem nada mesmo!!Espero que gostem.
Pizza!
Heinz.
Arroz com Frango.
Bolo de Banana Caramelada.
Croquetas.
Pão Doce.
Salada com Cous-Cous!
Ainda tinha um pouco de cous-cous no armario e então resolvi fazer uma saladinha para refrescar estes dias cálidos de verão.
Coloquei o cous-cous para hidratar em um pouco de água,e enquanto isso,piquei cenoura,támaras,pepino japonês e salsinha,tudo muito bem picadinho.Misturei tudo ao cous-cous adicionei uns tomatinhos cerejas cortados pela metade e temperei com azeite ,sal e vinagre.
Sagu de Vinho
Ingredientes:
200 g de sagu de mandioca (1 ½ xícara de chá rasa)
cravo da Índia (coloquei 2 no máximo)
canela (1/2 pau)
4 xícaras (chá) de vinho tinto
açúcar a gosto
Ferver a água numa panela grande e acrescente as bolinhas de sagu.Cozinhe em fogo médio até que as bolinhas fiquem transparentes.Adicione o vinho e o açúcar e deixar por mais 5 minutos.Deixe esfriar e sirva gelado.E para o sagu ficar mais líquido,como eu gosto, acrescente 1 xic a mais de vinho.
Bife á Rolê
Existe melhor combinação que bife á rolê com arroz branco e purê de batatas?Pois eu acho que não.Para esta receita eu usei:
500gr de lagarto
bacon cortado em fatias finas(usei um pacote inteiro);
3 cenouras;
8 vagens;
1 cebola;
3 dentes de alho;
1/2 talo de salsão;
1/2 alho porró;
1 tomate pelado.
Quando fui comprar a carne pedi para o açogueiro fatiar bem fino na máquina os bifes,sendo assim o processo é muito mais rápido e é como eu gosto de fazer.
Temperei os bifes com sal e pimenta,coloquei por cima uma fatia de bacon,um pedaço de cenoura e um pedaço de vagem,enrolei e prendi com palitos de madeira para não soltar.Depois de todos os bifes já prontos ,fritei com um pouco de azeite de oliva só para selar a carne e retirei.Aproveitando o fundo que formou na panela coloquei ,cebola,alho,cenoura,alho porró,salsão,e 1 tomate pelado,todos bem picadinhos.Deixei fritar a fogo lento até soltar todo o fundo da panela e coloquei os bifes , cobri om ägua suficiente para cobrir.Cozinhei na pressão por aproximadamente 10 min.Quando já estava tudo pronto retirei novamente os bifes e bati o molho,adicionei uma colheirinha de café de maisena diluída em água fria para dar um pouco mais de corpo no molho.Voltei os bifes a panela e pronto.Acompanhei com arroz branco ,purê de batata,e salada de tomatinhos cherry com cebola.
Com esta quantidade de carne comi eu ,meu marido e minha filha,e ainda sobrou para janta, o molho que vai sobrar vai ser usado com uma pasta outro dia ou congelado!!
Sanduba de linguiça,cebola assada e mostarda
Só de lembrar deste sanduiche me enche a boca d` água,que coisa bem boa e fácil de fazer!!Coloquei umas linguiças numa travessa com umas duas cebolas partidas em 4 com casca e tudo,joguei um tanto de azeite de oliva sal,pimenta moida na hora e forno até as linguiças estiverem assadas e as cebolas douradas.Bom depois é só alegria,peguei um pão que aqui se chama "rústico",mas que com um chapata tbem vai bem,e passei MUUIITTA mostarda de boa qualidade nele, as linguiças partidas na metade e as cebolas assadas.Precisa dizer algo?Só pena que a foto foi feita com o telefone ,mas ficou bom !!
Bolinho de chuva recheado de goiabada
Bolinho de chuva já é bom ,imagina recheado com goiabada?Dos Deuses!!Simplesmente perfeito para aqueles momentos em que aparece uma visitinha sem avisar e você quer impressionar sem se descabelar.A receita original eu vi numa revista Claudia que não lembro o mês,mas era com goiabada e queijo,eu como não tinha um queijo legal para acompanhar resolvi ir só de doce mesmo,e ficou parecendo uns mini sonhos! Eu usei:
2 ovos;
3 colh. de sopa de açúcar;
1 xic de farinha de trigo;
1/2 colh. sopa de fermento em pó;
100 gr de goibada cortada em cubinhos;
150 gr de queijo minas meia cura cortado em cubinhos;
3 xic de óleo para fritar;
Açúcar e canela para cobrir(eu usei o açúcar de confeiteiro)
Misturei os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento.Depois untei as mãos com um pouco de ´óleo e fazer as bolinhas(dica:vai fazendo e fritando porque as benditas bolinhas se pegam com muita facilidade e então já viu né,lá se vai todo seu glamour!!)fritar de quatro em quatro mais ou menos,até dourarem(é bem rápido cuidado para não queimar,melhor não usar o óleo muito quente).Depois de fritos passar pelo papel de cozinha e passar por açúcar e canela.Comer quentinhos com um cafézinho .
Não recomendo que guardem para mais tarde comer,pois quase morri engasgada ,o delicioso bolinho ainda quente se transformou em algo muito pouco recomendado de ser tragado!!hahaha
Frutas de temporada com zambaione
Salada de lentilhas
#
E por fim se foi a "Pança de Burro",e com ela chegam os dias de sol e calor.Não nasci em cidade com praia ,mas passei todas minhas férias ,pois minha familia tem um apartamento no litoral o que facilita.Me lembro que saíamos em plan "passar o dia na praia"logo cedo e voltavamos tipo "quando o sol já nao esta forte!!Sempre fui a mais branca da familia,mas com tantas horas na praia acabava ficando a neguinha do Paoco.Mas os tempos mudam,a camada de ozônio se vai,aquelas horas na areia fritando já são cada vez mais impossíveis,pois o planeta ta passando fatura em todos nós.É a segunda vez que vivo em uma ilha,e por incrível que pareça,só depois que fui morar perto do mar comecei a ter mais consciência do desnecessário que é ficar exposta tantas horas no sol ,com a única finalidade de bronzear!Bom isso pra quem tem saco ou uma boa pigmentação,coisa que eu nao tenho.Comigo é sempre igual,não importa a proteção solar sempre fico um pimentão de vermelha,e quando finalmente consigo o tal sonhado bronzeado,lá se vai o verão e com ele volta a brancura em pessoa.Ontem o tempo tava meio nublado ,mas gostoso ,dai me empolguei e fui toda feliz com a familia e um casal de amigos a praia.Tudo corria muito bem até que o sol resolver dar o ar da graça e com ele chegou outro casal de amigos, e o papo continuo...papo vai papo vem, e com o ele o torrão!!O marido teimoso,nao achou necessário o filtro solar e agora tá dormindo em pé,eu to meio a meio,meio queimada,meio branca,a minha filha é a única que mesmo brincando horas na água não fica vermelha,e sim neguinha!
Como eu já estava meio bronzeada resolvi chutar o paú da barraca e encarar a praia hoje denovo com o fim de igualar meu tom catchup heinz,mas nem isso consegui,voltei meio a meio denovo!Ò vida ò céus,menos mal que me adoro branca,muito mais do que ,meio a meio.Mas o que é mais gostoso ,é passar bons momentos com a família,os amigos que sempre te fazem rir,e o privilégio de viver em um lugar cheio de encantos e com uma linda praia em frente de casa!!
Crostata de Goiabada
360 gr de farinha de trigo;
1 colh de cha de fermento royal;
pisca de sal;
150 gr de manteiga tipo pomada (molinha tipo fora da geladeira);
100 gr de açucar;
raspa da casca de 1 limão(opcional);
1 ovo+2 gemas;
3 colheres de sopa de leite;
1/2 kg de doce de goiaba ou membrilho;
Gema de ovo com pouquinho de água pra untar.
Misturar secos e molhados ate formar uma bola. Deixar descansar na geladeira uns 30 min.Enquanto isso, numa panela coloque a goiabada cortadinha e umas 3 colheres de água quente para dissolver e virar um creme. Pegar 3/4 da massa e abrir com a ajuda de um rolo, deixando uns 1/2 cm de grossura e forrar uma assadeira retangular de 23x26cm( previamente untada e enfarinhada) ou uma redonda. Rechear com o doce e com o restante da massa fazer tiras de trançar a torta. Untar com a gema e assar por 180º uns 30 min aproximadamente.
Se sobrar massa,caso tua assadeira seja menor,aproveite para fazer biscoitinhos com a massa.