Croquetas.




Croquetas aqui na España é como coxinha ai no no Brasil,não tem quem não goste !Depois que minha fritadeira estragou ,e foi pro lixo,percebi que não era o tipo de eletrodoméstico que me fazia falta no dia a dia,até porque evito muito frituras.Mas uma boa croqueta feita em casa tem todo seu valor, e de vez em quando abro uma exceçao e faço uma receita,congelo e quando aperta a larica da fritura ,ou simplesmente um dia sem tempo para cozinhar,frito umas quantas e como com uma saladinha(para compensar a fritura é claro,hohoho!!)
Ingredientes:
100 gr de manteiga;
100 gr de farinha de trigo;
100 gr de jamón curado(presunto cru);
200 gr de peito de frango;
1 litro de leite;
sal;
1 cebola;
1 dente de alho;
salsinha;
ovos para empanar;
farinha de rosca.

A base de uma boa croqueta é a bechamel,o sabor já vai do gosto de cada um,neste caso usei peito de frango e jamón serrano pque tinha em casa,mas pode ser de presunto,só de frango,de bacalhau....enfim .




Primeiro eu passei pelo processador o jamon, e o peito de frango.Depois coloquei numa panela a manteiga e fritei uma cebola e um dente de alho bem picado,acrescentei o frango e o jamon,e deixei que fritasse um pouco mais.Por fim adicionei a farinha de trigo e deixei dourar,ai então fui colocando pouco a pouco o leite sem deixar de mover até dissolver bem .Deixar cozinhando uns 15 minutos esta bechamel para não ficar gosto de farinha .(ela não fica dura e sim uma crema espessa)Colocar salsinha picada ,retirar da panela e deixar esfriar tapado com filme plástico para não criar película.Quando estiver frio coloque na geladeira de preferencia de um dia para o outro.

Depois é só fazer as croquetas,que no meu caso fiz com ajuda de duas colheirinhas de café, passei por ovo batido e farinha de rosca.Fritar em azeite quente só para dourar,já que o recheio já esta cozido.

Estas croquetas depois de empanadas podem ser congeladas e quando quizer é só fritar sem necessidade de descongelar.


2 comentários:

laila radice disse...

adoro croquetas de papas...minha avó faz mto e eu piro...bjs

Ana disse...

Q. "cara" ótima seu croquete!
Vou levar sua receita p/ fazê-la.
Com recheio de queijo deve ficar divino!Parabéns pelo blog,mta rec. boa!
Abraço,


Ana