Challah.


Challah é um pão judaico super leve e trançado feito uma rosca e que pode ser doce ou salgado.Nesta caso eu adaptei a uma receita que achei no site Panelinha,e fiquei super satisfeita com o resultado.No site ainda a chef Andréia Kauffmann comenta que este pão amanhecido pode virar uma deliciosa sobremesa.Assim que para quem curte doce com pão fica a dica!!

10 gr de fermento biológico seco;
1 xic de água morna;
1/2 xic de açúcar;
4 xic de farinha de trigo;
2 ovos levemente batidos;
2 colh de sopa de óleo de canola( usei de girasol);
4 colh de chá de yogurt natural(eu usei leite);
5 colh de chá de manteiga temperatura ambiente;
1 gema para pincelar;
2 colh de chá de mel;
1 colh de chá de azeite de oliva;
semente de papoula para decorar;
manteiga e farinha para untar assadeiras.

Numa tigela juntar o fermento ,o açúcar e a água morna,misturar e deixar descansar por uns 15 min ou até começar a espumar.
Em outra tigela coloque a farinha de trigo e no centro faça um buraco e jogue a mistura do fermento diluída,acresente os ovos levemente batidos,a manteiga o óleo,o yogurt e misture bem até formar uma bola homogenea.
Cubra com pano de prato limpo e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.
Sobre uma superfície enfarinhada divida a massa em 6 partes e faça rolos de 30 cm cada.
Junte 3 rolos apertando uma extremidade,trance os rolos até o fim e aperte a outra extremidade.Faço o mesmo com os rolos restantes.Coloque as tranças em formas de bolo ingles já untadas e enfarinhadas,cubra com pano de prato e deixe descansar por mais 30 minutos.
Pré aqueça forno a 180º ,numa tigela misture bem a gema,o azeite e o mel .Depois que os pães crescerem ,pincele cada um com esta mistura e polvilha semente de papoula.Leve para assar por aproximadamente 40 minutos.
**Eu optei por usar formas de silicone,e menores,assim que esta receita me rendeu 3 pães pequenos em formas de bolo ingles, e 6 tamanho muffin, entao diminui o tempo de forno em funçao do tamanho .Ficaram lindos e deliciosos.Espero que gostem..



2 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Está entre os meus pães favoritos. o sbor e textura perfeitos para um pão de manteiga.
bjo

Leila disse...

Julia, que pao lindo, eu nao o conhecia ainda.
beijinhos