Pão de Batata

Fazia muito tempo que eu queria fazer uma receita de pão de batata,mas nunca encontrava uma fácil e com boa pinta,até que encontrei no blog desta moça prendada que faz cada coisa boa!!nhamnham
D-í-v-i-n-o,este pão é facilíssimo de fazer e com uma textura maravilhosa,eu recomendo!
Ingredientes:
3 batatas grandes(usei 4 médias);
500gr de farinha trigo branca;
250 ml de leite morno;
1 colh sopa de fermento biológico seco;
1 colh de sopa de manteiga;
2 ovos;
1 pitada de sal(coloquei 1/2 colh de chá);
3 colh de sopa de açúcar;
1 gema para pincelar(opcional,eu não usei).
Na receita original ,se cozinha as batatas em água e sal até que fiquem cozidas mas firmes.Mas eu aprendi com uma cozinheira daqui uma dica legal para cozinhar batata no microondas sem sujar nada e rapidíssimo.É assim,num prato coloque as batatas com casaca e tudo ,cobrir com plástico filme e fazer pequenos furos nele.Levar ao microondas("Calcula que para cada batata média 1 a 2 minutos de cozimento potência máxima").Sendo assim,eu coloquei 4 batatas então 8 minutos!!Tirei com cuidado e descasquei,amassei junto com a manteiga,depois fui colocando os ovos o leite ,o açúcar,sal,e por último a farinha e o fermento já misturados.Precisei de um pouco mais de farinha,acho que é pque pus muita batata,mas o lance é até desgrudar dos dedos.Daí deixei descansar uns 20 minutos ,Depois separei a massa em bolinhas,coloquei numa assadeira com papel manteiga e deixei novamente crescer até dobrar de volume(20 min),pincelar gema e levar ao forno(eu não usei nada).Forno pré aquecido 180º ,30 -35 minutos.(os meus ficaram prontos antes,pois fiz bolinhas menores)

2 comentários:

Laurinha disse...

Júlia, que lindos que ficaram!!! No capricho!
E fiquei muito feliz que você gostou!!
Beijinhos

laila radice disse...

humm paracem otimos!bjs