FELIZ NATAL !!


Loucura,loucura,loucura total...a dias quero sentar e colocar receitas e deixar um feliz natal a todos ,mas o tempo ta curto. Entao as receitas ficam para depois, agora deixo só meu "Ótemo Natal" com muitas alegrias e que todos possam estar em familia ou pelo menos rodeados de pessoas queridas.
Hohoho

Flan


Sobremesa fácil e que não tem erro.
O flan sempre segue uma medida base,caso você queira fazer em porçoes individuais,deixo a dica,mas eu fiz um grande.
Para 2 pessoas:
2 ovos;
2 colh de sopa açúcar,
250 ml de leite;
2 colh de sopa de açúcar(para o caramelo),
umas gotas de essência de baunilha,ou raspas de meia laranja ou ainda se você tiver a fava de baunilha ferva o leite com um pedacinho dela e seguro que ficará estupendo.
Num bol de vidro bater bem os ovos com as duas colh de açúcar,adicionar o leite e o aroma elegido(no meu caso usei baunilha).Reserve.Leve ao fogo uma panela pequena e quando estiver quente jogue as duas colheres de açúcar e deixe derreter até formar um caramelo dourado escuro,mas sem queimar!!.(Se o caramelo fica muito claro,perigo não desmoldar da forma depois)Jogue este caramelo em duas flaneras individuais e destribua bem ,em seguida coloque o líquido reservado sobre as flaneras e leve ao forno em banho maria a 190º por aproximadamente 35 min.
Esperar amornar para desmoldar.
Eu fiz o dobro desta receita e usei um molde grande,então baixei o forno a 170-180º e deixei uns 45 minutos.


E ela é minha menina.......


Macarão com Brócoli e alho.


Adoro pasta,principalmente com verdurinhas ,um bom azeite de oliva e alho.Neste caso fui de brocoli.Cozinhei o macarrão al dente e refoguei uns dentes de alho picados com o brocoli(já pré cozido),misturei ao macarrão e temperei com pimenta branca moída na hora e sal.
Para acompanhar servi com uma salada de tomate sem a pele em rodelas,cebola ,ventresca de atum ,sal ,azeite de oliva extra virgem e vinagre de jerez.

Vai um sushi ae?


Bolo de laranja


Temporada da laranja é algo que me encanta,e aproveito para fazer tudo que me dá na telha usando esta deliciosa fruta.Hoje uma tarde fria e que vou receber amigos em casa resolvi deixar um bolo de laranja pronto para servir com um chá bem quentinho.Ficou ótemo e como todos bolos que faço super fácil e rápido..

Para um bolo grande:

100 gr de manteiga(ou margarina sem sal),

1 xic de suco de laranja;

2 xic de açúcar;

3 xic de farinha de trigo branca;

4 ovos;

1 colh de sopa de fermento em pó bem cheia.


Primeiro bati,as gemas o açúcar e a manteiga bem com ajuda de uma batedeira até ficar um creme claro e fofo.Depois adicionei o suco de laranja misturando com uma colher de pau,por último a farinha de trigo e o fermento encorporando bem na massa,mas sem bater.No final agreguei suavemente as claras batidas em ponto de neve e levei ao forno numa assadeira de furo no meio de silicone e deixei assar até sair o palito seco,(+ou- 45 min) 180º forno pré aquecido.

Opcional:Depois que o bolo sair do forno ainda morno,faça uns furos com ajuda de um garfo e regue suavemente uma mistura de suco de laranja e açúcar por em cima do bolo.Dá um toque especial!!

Comendo sano..


Quem disse que pra comer sano tem que ficar horas na cozinha?Pois eu que adoro improvisar sem sujar nada de louça,outro dia peguei um arroz branco que havia sobrado do almoço,coloquei uns brócolis já cozidos picados e misturei bem.Depois fiz uma bechamel no capricho,e fui intercalando camadas deste arroz,queijo prato fatiado e bechamell...assim até acabar .Levei pra gratinar e servi com uma saladinha da hora,e de sobremesa umas deliciosas laranjas de temporada...ummm fala sério..meu baby tá ou não tá sendo bem cuidado?

Sopa com Moong dal yellow.

O mais legal de morar nesta ilha ,é o intercâmbio de culturas e costumes que cada dia me fascinam mais.Tenho fases,e outro dia estive na loja de um Indu muito simpático que ha anos traz de muitos cantos do mundos temperos,grãos,farinhas,chás,....enfim tudo de diferente e aromático que tu pode sonhar,ele tem.Nem preciso dizer que fico doida quando estou dentro desta loja e nunca saiu com as mãos vazias de lá.Minhas últimas compras foram,uma especie de lentilha pequenina partida no meio ,amarela e sem pele que se chama Moong dal yellow,Estive buscando na internet receitas para ver em que podia usá-la e optei por uma sopa.Ficou uma delícia e como é um grão sem pele o cozimento é super rápido e o sabor muito agradável.Também comprei uma especie de ervilha laranja partida,bem gostosa mas que necessita de um pouco mais de cozimento.Esta eu fiz como um feijão tradicional,cozinhei o grão e temperei com um refogado de alho,cebola e bacon...ficou muito gostoso...só faltou a foto..


Bom comprei muitas outras coisas que aos poucos vou fazendo e colocando as receitas e dicas por aqui.



Para fazer esta sopa eu cozinhei uns cubinhos de frango,cenoura,vagem,cebola e alguma outra coisa que eu tinha perdida pela geladeira,quando estavam ao dente acrescentei o moong Dal e deixei mais uns 15 minutos ou menos.Joguei no final salsinha picada e pronto..uma sopa rica em proteína e quentinha pra este meu inverno canário!!