Cumple do Rafa!!


Dia 11/12 foi o aniversário do maridão,e pra não passar em branco fizemos uma pequena festa entre amigos.
Servi uns kibes,uns sanduiches,umas esfihas,queijo,salame...enfim picoteo regado a um bom vinho para aquecer estes dias frios de dezembro...
De doce fiz os docinhos em copinhos(chocolate,maracujá,amendoim),e um bolo delicioso da Nigella.

Bolo da Nigella.
Massa:
1 1/2 xic de farinha de trigo;
1 xic de açúcar;
1 colh.chá de fermento em pó;
1/2 colh. de chá de bicarbonato;
1/3 xic de cacau em pó;
170 gr de manteiga a temperatura ambiente;
2 ovos;
2 colh de chá de extrato de baunilha;
3/8 xic de creme azedo temperatura ambiente.
Cobertura:
170 gr de chocolate meio amargo de boa qualidade;
85 gr de manteiga sem sal;
1 colh sopa de melado/glucose de milho(eu usei uma glucose que tenho para fazer massa americana,e é transparente);
1/2 xic de creme azedo;
1 colh chá de extrato de baunilha;
2 e 1/2 xic de açucar de confeiteiro ,peneirado.
Pré aqueci o forno a 180º, e a receita pedia para untar 2 assadeiras de 20 cm diametro ,mas eu como não tenho assadeira desta tamanho untei uma só de 26cm.Untar as laterais e o fundo com manteiga e colocar no fundo papel manteiga tbem.Misturar bem todos os ingredientes secos,e depois com ajuda da batedeira ir agregando pouco a pouco os ovos,manteiga,baunilha e o creme azedo.Quando estiver uma massa lisa e densa,coloca-la sobre a assadeira e levar ao forno por aproximadamente 25 a 30 min(o meu por ser um pouco mais grande demorou um pouquinho mais),mas não deixe passar muito para não secar a massa.Depois deixe esfriar sobre uma grelha por uns 10 minutos e desenforme,reserve.
Para a cobertura,derreta o chocolate e a manteiga,deixe esfriar um pouco coloque a glucose e a baunilha e por último o açúcar de confeiteiro até formar um creme denso que se possa espalhar sobre a torta.Caso fique muito grosso,adicione uma ou duas colheres de água morna,e se ficou muito líquido um pouco mais de açúcar.
Montagem:Na receita original ela usou uma base de bolo,recheou com 1/3 do creme e cobriu com a outra base de bolo.Já eu,como fiz uma só base,tive que corta-la ao meio e segui o mesmo esquema,1/3 de creme no centro da torta,1/3 em cima e o restante nas laterais.
É um bolo bem simples e gostoso de fazer,mesmo eu não sendo muito fã destes cremes que levam muito açúcar,o creme azedo deu seu toque especial.
Copinhos:
Chocolate:
1 lata de leite condensado;
1 colh de sopa de cacau puro de boa qualidade;
1 colh rasa de manteiga.
Amendoim:
1 lata de leite condensado;
1 xic de amendoim torrado sem pele e moído;
1 colh rasa de manteiga.
Maracujá:
1 lata de leite condensado;
400 ml de creme de leite da caixinha(mas tbem faço com nata fresca);
200 ml de polpa de maracujá congelada.
Para os docinhos de chocolate e amendoim o processo é o mesmo,levar ao fogo suave mexendo sempre até começar a engrossar,mas lembre-se que estes docinhos como não vamos enrolar não pode cozinhar muito senão ficam duros nos copinhos.Dai a solução seria agregar um pouco de creme de leite para suavisar a textura.
O docinho de maracujá,é fácil igual,levei ao liquidificador,o leite condensado,o creme de leite e 150 ml da polpa já descongelada,e bati bem.Caso use nata fresca ,eu aconselho primeiro monta-la a ponto de chantilly e depois agregar aos outros ingredientes já bem misturados.Para a cobertura,coloquei numa panela os 50 ml de polpa que sobrou,um pouquinho de açúcar,uma pontinha de maisena e água, levei ao fogo até engrossar,deixei esfriar e cobri os potinhos.
Foi um êxito total,tanto as crianças como os marmanjos de plantão aprovaram os potinhos e eu mais ainda porque economizei um tempão e realmente ficaram gostosos!!


Nenhum comentário: