"Roscón de Reyes"

Já tradicional aqui na Espanha por estas datas o "Roscón de Reyes",é uma rosca doce,aromatizada com run e água de azahar decorada por cima de frutas cristalizadas e com sorpresas dentro!!É dentro da massa se coloca um dos reis magos que quem o encontra ,segundo diz a tradição terá muita sorte neste novo ano e é coroado com a coroa de papel que acompanha a rosca,e quem encontrar o feijão branco é quem paga a Rosca!!Também se pode encontrar a rosca com recheio de chantilly ,crema pasteleira e até truffa.Na verdade não é o tipo de rosca que mais me agrada,primeiro porque todas que já provei até hoje são muito secas(mesmo com recheio),e dependendo da padaria,confeitaria.. que tu compra pode vir excessivamente aromatizada,coisa que eu acho um grande falho nos doces Espanhóis.Todo doce tem chantilly,e gosto de anis...ou quando simplesmente não tem gosto de nada.Eu gosto muito de fazer doce ,mas não sou grande comedora de doce,e confesso que desde que cheguei aqui ainda não encontrei uma torta gostosa,e olha que já fui em grandes e tradicionais confeitarias mas sempre tem os mesmo gostos e texturas,só muda o preço!!!
Pois resulta que na véspera de Reys enquanto voltava caminhando pela praia com minha filha,da tradicional "Cabalgada dos Reys",não pude deixar de notar que todas,mas absolutamente todas padarias,confeitarias..deixavam de produzir seus doces para unicamente dedicar esta data na venda da rosca.Era incrível,caixas e caixas empilhadas com a tal rosca seca em todas vitrines de todos os lugares e as pessoas contentes saindo com suas caixas de rosca para casa.Este ano decidi não comprar a rosca e se tivesse muita vontade de comer uma,faria meu próprio "Roscón de Reyes"!!
Não preciso nem dizer que ontem quando acordei,numa manhã fria e com cara de chuva a primeira coisa que me veio na cabeça foi.."Vou fazer um Roscón" hehe,o problema é que hoje é um destes dias em que ninguem trabalha e eu tinha em casa só ingredientes básicos para fazer a rosca,não tinha nenhum fruto secos,nem run ,nem bonequinho pra colocar dentro hehe,assim que fiz uma rosca de coco!!
Primeira dificuldade era encontrar uma receita ,porque pelo visto ninguém tem costume de fazer em casa a rosca(talvez por isso que se venda tanto),então resolvi pegar um pouco de informação de cada receita que achei e criar a minha própria.Modestias a parte ,e mesmo sem muitos ingredientes consegui fazer e comer a melhor rosca desde que cheguei na Espanha.
Assim que o chamarei "Roscón da Júlia" hoho,espero que gostem..

Massa:
260 gr de farinha de trigo;
60 gr de açucar;
1 ovo;
25 ml de água morna;
25 ml de leite Morno;
pitada de sal;
casca ralada de 1 limão e de uma laranja(eu só tinha laranja);
1 colh de café de run negro(coloquei brandy);
1 colh de café de água de azahar(não coloquei);
10 gr de fermento biológico seco(como fazia muito frio coloquei 15 gr);
60 gr de manteiga tipo pomada.
Em um bol pequeno coloque 50 gr de farinha,o fermento e a água morna,misture bem(a textura é meio seca)e reserve.Já em outro bol maior coloque 200 gr de farinha,o açúcar,sal,casca de laranja ralada,ovo,leite,run,e água de azahar;Misture e acrescente a outra mistura de fermento e por último a manteiga e se necessário acrescente os 10 gr restantes de farinha de trigo que pede a receita(eu usei). Sovar um pouco a massa e deixar fermentar até dobrar de volume(aproximadamente 1 hora).Depois abrir a massa formando uma rosca de uns 25 cm de diametro e deixar que fermente novamente sobre uma assadeira untada ou com papel manteiga.Pincele com ovo batido e cubra com o que mais gostar,no meu caso coloquei uma mistura de coco ralado,açúcar cristal e água.Mas com nozes picadas,amendoas,ou até se gostar (que não é meu caso) frutas cristalizadas também fica bem bom.Levar ao forno pré aquecido 180º por uns 15 a 20 minutos.

Um comentário:

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Delicia de receita, deu aguinha na boca!!!!! Manda um pedacinho pra mim manda!!!!?????
Tenha uma linda semana e parabéns pela filhota que está a caminho
Bjks
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com